sexta-feira, 24 de abril de 2015

Edival Marques apoia Anderson Silva, mas quer tratamento igual para todos

 Campeão olímpico da juventude diz que o Spider pode dar popularidade ao esporte, mas pede que ele seja obrigado a passar por todas as etapas rumo às Olimpíadas

A conquista da medalha de ouro do taekwondo nos Jogos Olímpicos da Juventude ano passado, na China, ainda está viva na cabeça de Edival Marques. Mas o paraibano não esconde que, agora, o maior o sonho é conseguir uma vaga nos Jogos Rio-2016. O Brasil, inclusive, pode ter um nome de peso na competição, já que o ex-campeão dos médios do UFC, Anderson Silva, se diz disposto a participar de todas as seletivas da luta para ser um dos representantes do país nas Olimpíadas. E ao contrário de alguns dos atletas do país, que criticaram a ideia do Spider, o garoto comemora uma possível valorização do esporte. 
- Acho muito legal esta possibilidade, para dar mais força para o taekwondo. Nunca tinha visto uma coletiva de imprensa para o taekwondo e isto aconteceu quando Anderson Silva pensou em disputar vaga nos Jogos. Pelo nome que ele tem e por estar disposto a entrar nessa briga, é legal - comentou Edival Marques, que é da categoria até 68kg. 
Mas ele pondera que, mesmo com todos os holofotes voltados para Anderson Silva, o ex-campeão do UFC tem que participar, como os outros atletas, de todas as disputas que garantem uma vaga nas Olimpíadas do Rio. 
- Acho também que ele tem que passar por todos os brasileiros que vem nessa disputa há muito tempo. Precisa participar da seletiva, ganhar e consequentemente conseguir a classificação para o Rio em 2016. Temos vários nomes que estão nessa briga por uma vaga e ele tem que fazer por merecer - disse o único lutador a ganhar uma medalha de ouro no taekwondo em Olimpíadas.
Edival Marques vai disputar na próxima semana o Campeonato Brasileiro Interclubes 
(Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)
Com esta postura, Edival Marques vai na contramão de Guilherme Cezário Felix, titular da seleção e que é da mesma categoria que seria Anderson Silva. Em entrevista depois do anúncio, ele disse que a ideia de Spider era motivo de "piada".
Para os Jogos de 2016, a seleção tem quatro vagas garantidas (duas no masculino e duas no feminino) por ser sede do evento, e outras quatro podem ser conquistadas pela posição dos brasileiros no ranking. Na semana passada, a Confederação Brasileira anunciou que, após uma reunião com o Comitê Rio 2016, ficou decidido que a primeira categoria de peso contemplada seria justamente o peso-pesado masculino. As seletivas internas, que definirão os nomes em cada categoria, serão no início do ano que vem.

Coletiva de imprensa de Anderson Silva falou da possibilidade dele concorrer a uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2016
(Foto: Cezar Louzeiro / Agência O Globo)

Próxima competição
O lutador Edival Marques está em Brasília fazendo os treinamentos para a primeira competição nacional deste ano. Justamente pela capital federal ter uma infraestrutura superior a João Pessoa, cidade natal dele. Na próxima semana, o campeão olímpico da juventude vai disputar o Campeonato Brasileiro Interclubes, em Florianópolis. 
- Estou mais tranquilo que as outras competições. Estou confiante, mas não posso esquecer de respeitar, claro, os meus adversários - finalizou. 
Por João Pessoa
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário