Após alguns anos sem professores de Taekwondo em Três Lagoas, os praticantes e entusiastas dessa arte marcial já podem tirar o Dobok (nome dado ao uniforme dessa arte) do guarda-roupas. Desde janeiro deste ano o Mestre Edson Reis, 6º DAN, filiado à Federação de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro, ministra aulas da modalidade a um pequeno grupo de alunos.
O Mestre está na cidade por tempo determinado, pois presta serviços de engenharia a uma indústria em fase de construção.
Inicialmente as aulas eram ministradas a colegas de trabalho que tinham interesse de aprender técnicas de defesa pessoal ou manter a forma física e mental. Mais tarde, antigos praticantes sabendo do retorno do Taekwondo também começaram a participar das aulas com o intuito de continuar sua graduação. Aliás, um dos objetivos pessoais do Mestre é voltar ao Rio em 2012 deixando alguns alunos com a graduação de faixa preta para que estes dêem continuidade aos treinamentos na cidade.
Atualmente o Mestre Edson é auxiliado pelos alunos Edeilton e Celso, ambos 1º GUB faixa vermelha ponta preta, que irão para o Rio de Janeiro em dezembro prestar exame para a faixa preta 1º DAN, lá serão avaliados juntamente com outros alunos do Rio por uma bancada de mestres da qual o Mestre Edson faz parte.
As aulas são realizadas as terças e quintas das 18 às 19h e aos sábados das 15 às 17h na Academia Fisio Fight – Alex Ortiz, na Rua Bruno Garcia nº 1432, ao lado da Vila Vicentina, telefone 3521-1473.
TAEKWONDO
De origem Coreana, o Taekwondo, paixão e símbolo nacional, está para a Coréia como o futebol está para o Brasil.
No passado a Coréia era dividida em três reinos: Koguryo, Baek je e Silla. Por motivo de constantes invasões sofridas pelo reino de Silla pelos outros dois reinos: Koguryo, Baek je, que eram maiores, o reino de Silla procurou se aprimorar através dos aristocratas e militares de seu reino e formaram uma tropa para se defender dos invasores. Esses guerreiros praticavam o Soobak (ancestral do Taekwondo), ficaram conhecidos como Hwarang (Irmão Maior) e em pouco tempo conseguiram a unificação do reino.
O Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão. Mais precisamente 30% Socos e 70% chutes. Nos Estados Unidos, país onde o Karatê era a arte marcial predominante nos anos 80 e 90, o taekwondo foi por muito tempo "erroneamente" chamado de "Karatê Koreano". Alternativa totalmente descartável pois as similaridades entre as duas modalidades são bem distantes, tanto na parte técnica quanto na parte teórica.
Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, o Taekwondo teve seu "batismo de fogo", quando foi um esporte de exibição, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o esporte foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000.
Além de esporte de competição a prática do Taekwondo proporciona disciplina, concentração, equilíbrio, agilidade, condicionamento físico, capacidade de defesa pessoal contra um ou mais agressores e satisfação, uma vez que o praticante passa a conhecer o próprio corpo e superar seus limites.
Nenhum comentário:
Postar um comentário