sábado, 24 de dezembro de 2011

Entrevista com o Técnico da Seleção Brasileira Junior

Seleção de 2012 tem “juventude ao lado da experiência”
Rodney Saraiva, técnico de alguns dos atletas que participaram da Seletiva Fechada, em Aracaju, falou em entrevista sobre o desfecho desta competição, dizendo que “os resultados foram surpreendentes”. O técnico acredita “muito no potencial dos atletas brasileiros” e diz que sua expectativa é “de um bom desempenho nas competições de 2012 e fecharmos esse ano com chave de ouro, conquistando medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres”.

CBTKD: O que achou da Seletiva Fechada de Aracaju e do fato de se ter realizado no nordeste?
Rodney Saraiva: Uma atitude corajosa da CBTKD, tendo em vista que, nas últimas décadas, a maioria das competições desse nível no Brasil ocorreram nas regiões Sul e Sudeste. Com relação ao evento, posso afirmar que foi impecável! A Federação de Taekwondo do Estado de Sergipe teve a preocupação para que os atletas e técnicos tivessem à disposição um ônibus para o translado do hotel para o local de competição e vice-versa. A competição ocorreu num ginásio com amplo espaço, duas áreas de luta, coletes eletrônicos Daedo e vídeo replay em ambas as quadras. A arbitragem foi muito boa, tendo ocorrido problema em apenas uma luta onde a arbitragem não teve interferência alguma. Acho fundamental que norte e nordeste recebam competições desse nível.

CBTKD: O que tem a dizer do nível técnico dos atletas que participaram nesta Seletiva?
Rodney Saraiva: No meu ponto de vista foi satisfatório. Tivemos ótimos combates, lutas bem disputadas e acirradas e gostei muito do nível técnico dos atletas, principalmente algumas atletas da categoria feminina, que além de mostrarem ótimo índice técnico demonstraram que estão bem adaptadas ao colete eletrônico. Isso deve-se ao fato de os atletas e seus técnicos estarem estudando e se atualizando e muitos buscando recursos próprios para a aquisição dos coletes eletrônicos.

CBTKD: Esperava estes resultados?
Rodney Saraiva: Os resultados foram surpreendentes! Atletas excelentes ficaram de fora; tivemos categorias onde titulares e reservas perderam suas vagas; muitos atletas jovens se destacaram; tivemos quatro atletas da seleção Junior participando e três deles conquistaram a vaga na seleção adulta; e também atletas experientes que mantiveram suas vagas. Isso demonstra a capacidade e qualidade dos taekwondistas brasileiros.

CBTKD: O que acha do fato de vários atletas juvenis terem transitado para a seleção principal?
Rodney Saraiva: Esse resultado mostra a seriedade do trabalho de base que é feito na seleção Junior, pois o futuro do taekwondo brasileiro está nas categorias de base Junior e sub 21. A preocupação da CBTKD, da coordenação técnica e da comissão técnica da seleção Junior é não medir esforços, para que os jovens atletas estejam em condições de representar o nosso país nas principais competições internacionais que estão por vir e chegar nos Jogos Olímpicos de 2016 com reais chances de medalhas. Gostaria de salientar que, além dos três atletas que conquistaram a vaga deste ano, muitos jovens classificados já figuraram na seleção Junior nos últimos anos.

CBTKD: Quais dos seus atletas participaram da seletiva?
Rodney Saraiva: Sou técnico e mestre, desde a faixa branca, do atleta Nickollas Ribeiro (SP), que ficou em terceiro lugar na categoria até 74Kg. Sou o técnico e treinador do atleta João Paulo Castro (SP), que é aluno do mestre Fábio Goulart. Ele ficou em terceiro lugar, na categoria até 54Kg. Sou técnico,treinador e mestre da Nathássia do Amaral (MS) e faço toda a sua supervisão e treinamento. Ela conquistou o terceiro lugar acima de 73Kg. Os atletas Raphaella Galacho e Henrique Moura iniciaram o Taekwondo comigo na faixa branca e chegaram na preta e sempre treinaram comigo. Hoje os dois treinam no Rio de Janeiro, ela com o mestre Vander e ele com o Clayton. No entanto, colaborei na recuperação do Henrique em uma lesão no joelho. Também colaborei nos treinamentos da atleta Karem dos Santos (RJ), que por diversas vezes vem para Santos, inclusive treinar. Seu mestre é Nelson, de Angra dos Reis, e ela foi segunda colocada até 62Kg.

CBTKD: Quais as suas expectativas para o desempenho da Seleção no próximo ano?
Rodney Saraiva: Eu acredito muito no potencial dos atletas brasileiros e também na capacidade dos nossos técnicos. Se analisarmos a seleção brasileira 2012 temos muitos atletas jovens e também muitos atletas experientes. Acredito que essa fórmula pode dar certo: a “juventude ao lado da experiência”. Com muito trabalho, muita seriedade, muita dedicação por parte de todos, muito profissionalismo e a tecnologia dos coletes eletrônicos do nosso lado, a tendência é que o resultado apareça, e a minha expectativa é de um bom desempenho nas competições de 2012 e fecharmos esse ano com chave de ouro, conquistando medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres.

CBTKD: Que mensagem deixaria aos novos atletas da seleção?
Rodney Saraiva: Parabéns aos atletas pela vaga conquistada. Seleção brasileira é coisa séria! Devemos representar o nosso país com dignidade e responsabilidade, vamos honrar o escudo do nosso país e sentir orgulho de representar uma nação inteira. Vocês são a nossa seleção brasileira de 2012 e estarão representando milhares de taekwondistas professores e mestres. Que a caminhada de vocês em 2012 seja abençoada com vitórias e medalhas! SUCESSO BRASIL!

CBTKD: Gostaria de acrescentar algo mais?
Rodney Saraiva: Gostaria de desejar um Feliz Natal a todos, um 2012 repleto de conquistas com muita paz saúde e prosperidade. Quero parabenizar a Federação de Taekwondo do Estado de Sergipe e a CBTKD pelo sucesso da Seletiva e por acreditar nas jovens promessas do taekwondo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário