
Entrevista com Renato Ribeiro
Renato Ribeiro é o taekwondista brasileiro com mais experiência em Campeonatos Mundiais de Poomsae, tendo participado de todas as edições realizadas. O atleta carioca volta a participar no VII Mundial e espera alcançar um bom resultado. Antes de partir para Tunja/Colômbia, Renato deu uma entrevista para a CBTKD e falou sobre a sua experiência, treinamento e expetativas, dizendo que o Poomsae no Brasil está crescendo e que a grande participação nacional na Colômbia poderá trazer visibilidade para o nosso país.
| |
CBTKD: Você é o único atleta brasileiro de Poomsae que participou de todos os Mundiais. Pode nos falar um pouco da experiência que adquiriu ao longo desses anos?
Renato Ribeiro: A minha primeira experiência foi em 2006, na Coréia, e fiquei encantado com a abertura do evento, pois eles estavam comemorando o dia do Taekwondo e foi algo muito lindo. Foi uma grande novidade, com uma grande beleza das demonstrações. Em 2007 também foi na Coreia e, nesta minha segunda participação, consegui ficar em décimo lugar e, para o Brasil, foi uma grande novidade, pois fui o único atleta que conseguiu chegar à semifinal. Já em 2008, 2009 e 2010, a minha participação não foi tão boa. Para poder treinar melhor e melhorar o meu desempenho, em 2010 comecei a filmar os meus treinos e a analisar em casa. Isso ajudou-me a melhorar muito, tanto que, no ano passado (2011) eu só não passei à final por um detalhe. Esse ano espero que tudo dê certo, estou muito confiante!
CBTKD: Como está se sentindo para esta participação no VII Campeonato Mundial de Poomsae?
Renato Ribeiro: Em primeiro lugar, posso dizer que estou muito confiante. Tenho treinado bastante e feito uma pesquisa forte, analisado os vídeos dos dois últimos Campeonatos Mundiais, principalmente na minha categoria. Acho que, como o Campeonato está sendo disputado na América do Sul, pela primeira vez, tenho uma chance muito boa de trazer medalha ou pelo menos estar na final. No ano passado cheguei à semifinal e, por um pequeno erro, não passei dessa fase. Espero que este ano consiga essa façanha de chegar à final e poder mostrar a qualidade do Poomsae brasileiro.
CBTKD: Como está sendo a sua preparação?
Renato Ribeiro: As pessoas não conhecem tão bem o Poomsae, mas este exige tanto como a Luta. É preciso trabalho de musculação, trabalho isométrico muito forte, trabalhos de força, velocidade e precisão em cada momento. O trabalho de equilíbrio também tem de ser muito bom, assim como fazer um trabalho de muita repetição. É preciso repetir os Poomsaes e desmembrar muito bem, porque cada um deles tem cerca de 30 ou 40 movimentos. Temos de desmontar cada movimento e focar naquele que se está errando mais, repetindo-o. Quando há não há erros, preciso fazer os poomsaes completos, para ver se ficou tudo correto.
CBTKD: Tendo em conta toda a sua experiência, como avalia a participação de atletas cada vez mais jovens em campeonatos nacionais e internacionais de Poomsae?
Renato Ribeiro: Os jovens são o nosso futuro e acredito que os atletas mais novos que o Brasil leva têm chances de terem uma ótima participação. É a primeira vez que eles vão participar. Por isso, mesmo que não tragam medalha, se tiverem uma boa participação, já será ótimo pois a experiência internacional vai se ganhando com o tempo e isso eles ainda não têm.
CBTKD: E como vê o fato de o Brasil estar levando a maior delegação de sempre para este Mundial?
Renato Ribeiro: Eu estou muito feliz e satisfeito por ver que estamos levando uma grande equipe. Sempre fomos duas ou três pessoas para os Mundiais. Teve um em que eu cheguei a ir até sozinho. O fato de este ano levarmos 16 atletas dará outra visão do nosso país para todo o mundo! Isto pode abrir até portas para que a gente possa, daqui a algum tempo, trazer o Mundial para o Brasil. Temos atletas de vários estados e a tendência é aumentar esta equipe e isso pode ainda ser benéfico, por outro motivo. Os atletas que estão indo vão ver como funciona o evento e como é belo e vão começar a divulgar até mesmo para os seus amigos que irão querer fazer parte de tudo isto! As pessoas vão abrir os olhos para o Poomsae, porque esta equipe vai divulgar tudo isso. As coisas estão evoluindo. No ano passado, já pudemos levar um técnico, o que já foi uma novidade, pois antes não tínhamos. Este ano, teremos uma grande equipe, um chefe de equipe e técnico, que poderão nos representar no Congresso Técnico, o que antes não acontecia e fazia com que não tivéssemos nenhuma informação sobre a competição antes de irmos competir. Desta vez não acontecerá isso, pois estaremos representados e iremos competir com algumas informações que poderão ajudar no nosso desempenho. As coisas estão evoluindo e eu estou muito feliz por tudo isso.
CBTKD: Quais as suas expectativas para este Mundial?
Renato Ribeiro: Espero que sejamos uma equipe forte, focada e unida, independentemente dos resultados. É lógico que trazer resultados é importante e espero que consigamos! Temos vários atletas com chances de trazer medalhas.
Carla Sofia Flores
Assessoria de Imprensa da CBTKD
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário