Rodney Saraiva, técnico da Seleção Junior, esteve presente no Campeonato Brasileiro Infantil, Juvenil e Sub-21, tendo ficado muito satisfeito com o evento. Em entrevista, o técnico paulista, deixou sua opinião sobre o evento e elogiou os esforços que a CBTKD tem feito para desenvolver o Taekwondo Nacional.
CBTKD: Qual a sua opinião sobre este Campeonato Brasileiro?
Rodney Saraiva: A organização está impecável. Os médicos de pronto socorro estão lá em qualquer momento que o atleta se machuca, a arbitragem trabalhando honestamente e, quanto aos atletas, não vi nenhuma briga, nenhuma falta de respeito. O fato de estarem a ser usados os coletes eletrônicos é o grande passo da CBTKD para que o taekwondo brasileiro tenha uma ótima evolução. As lutas estão demonstrando um excelente nível técnico. O campeonato este ano está de primeiro mundo, super organizado. A gente que vivencia lá fora as competições internacionais, junto com a Seleção Brasileira, consegue perceber muito bem que estamos caminhando para chegar ao mesmo nível.
CBTKD: Neste campeonato houve a revelação de novos talentos para o taekwondo?
Rodney Saraiva: Houve, sim! Os atletas da categoria Sub-21 já vêm se destacando há um tempo. Mas nesta competição, me chamaram à atenção alguns atletas do Junior que eu não conhecia. Destaco o atleta Venilson Torres, do Amapá, categoria -51Kg. Ele é muito bom. Tem um biótipo excelente para o Taekwondo, longilíneo, super flexível e ganhou sempre com placares altos, tendo mostrado uma superioridade técnica muito grande. A maioria dos atletas da seleção brasileira se saiu bem. Alguns perderam, não por falta de qualidade, mas porque os adversários também eram muito bons. Tivemos aqui vários atletas que foram revelados, o que aumenta a competitividade e, consequentemente, a qualidade do nosso taekwondo.
CBTKD: O que pensa da descentralização dos eventos nacionais que a CBTKD realiza?
Rodney Saraiva: Existem críticas sempre, mas o que eu percebo é que a CBTKD não mede esforços para fazer o melhor. O importante é ter iniciativa de mudança e isso é o que está sendo feito e o mais importante! A CBTKD recebe críticas, mas está tentando fazer o melhor. Às vezes, nem sempre o que se tenta é o melhor, mas se não se tentar, nunca se vai saber. E é o que a CBTKD está fazendo: tentar o seu melhor.
CBTKD: Dentre as várias medidas que a CBTKD está tomando para desenvolver o Taekwondo brasileiro, quais as que destaca?
Rodney Saraiva: O que eu percebo que é o maior esforço da CBTKD é fazer com que o Taekwondo seja forte, não só no Sul e Sudeste , mas também nos estados do nordeste, do norte e do centro-oeste. Isso é fundamental. Aqui, neste campeonato, temos uma equipe grande do Amapá, ótimas equipes do Rio Grande do Norte, do Ceará, Pernambuco, etc, e antigamente isso não acontecia, porque não era dada oportunidade. Muitos criticam que haja competições no Amazonas, ou em estados que são longe. Mas, e para os atletas destes estados, quando têm de competir em São Paulo ou Rio de Janeiro, não é longe também? Eu sou de São Paulo e, claro, para mim é longe ir para o Norte ou Nordeste. Mas eles tiveram de vir para Sul e Sudeste a vida inteira, também.... Temos de ser justos! Do meu ponto de vista, com esta medida, a CBTKD está a fazer com que o Taekwondo seja democrático, não deixando que o eixo Sul-Sudeste tenha todos os atletas ótimos do Brasil. Temos que revelar atletas de outros estados. E, para mim, a CBTKD está caminhando no caminho certo. Pode haver algumas coisas que a Confederação acaba errando, mas só erra quem põe o dedo e vai trabalhar. Quem fica sentado na cadeira, sem fazer nada, não erra, mas quem põe a cara para tomar tapa, pode errar. E é assim que vamos aprendendo.
CBTKD: Como foi o desempenho da sua equipe neste campeonato?
Rodney Saraiva: A gente vem de uma equipe de Santos em que o Taekwondo é muito forte e disciplinado. Sempre formei atletas da branca, até à faixa preta. Dos sete atletas que trouxemos cá, quatro foram campeões, dois vice-campeões e um conquistou um terceiro lugar. Todos fizeram, no mínimo, três lutas. E é muito bom ver meus atletas, que formei desde a faixa branca, chegar a um campeonato deste nível e vencer, com supremacia de 15 ou 16 pontos de diferença sobre adversários de qualidade. Com isto, eu vejo que é muito importante dar valor aos formadores de atletas e de caráter. Porque, daqui a dez anos, estes jovens aqui podem deixar de ser atletas, mas o caráter vai permanecer para a vida inteira. E isso é o grande objetivo do Taekwondo: educar e formar um campeão, não só dentro dos tatames, mas na vida também, com respeito, valores, disciplina, educação, sem envolvimento com tóxicos ou violência, proporcionando um futuro bom para si e para a sua família.
CBTKD: Quais as suas considerações finais?
Rodney Saraiva: Quero agradecer à CBTKD e a toda a sua equipe, que me deram toda a credibilidade para que eu possa trabalhar. Agradeço muito ao presidente Carlos Fernandes por acreditar que o trabalho com jovens é o que vai semear uma semente para que o Taekwondo Brasileiro tenha um bom futuro; ao meu coordenador da Seleção Junior, Mestre Junior Maciel; ao Mestre Jadir Figueira, por todo o respeito que ele tem pelo meu trabalho. Parabenizo também este grande evento com lutas de alto nível e desejo que o taekwondo brasileiro seja cada vez mais unido, que as federações se unam cada vez mais com a confederação, que os mestres se respeitem cada vez mais e que a arbitragem seja cada vez melhor, aperfeiçoando seus erros. Vamos valorizar o que temos de bom para que possamos evoluir. É preciso trabalhar muito, com seriedade, perseverança e honestidade, acima de tudo.
Carla Sofia Flores
Assessoria de Imprensa da CBTKD
Nenhum comentário:
Postar um comentário