Milton Iwama, lutador que foi vice-campeão mundial de Taekwondo em 1993, esteve vários anos afastado da modalidade, no Brasil. Contudo, voltou recentemente ao ativo e, hoje em dia, é árbitro deste esporte. Foi um dos convocados para a Seletiva Fechada em Aracaju e revelou uma grande satisfação por ter encontrado o panorama nacional de taekwondo “mais transparente”, agora que a Confederação tem uma nova gestão, liderada por Carlos Fernandes.
CBTKD: O que o fez estar vários anos afastado do Taekwondo nacional?
Milton Iwama: Em 1998, fui para os Estados Unidos, onde fiquei durante sete anos. Chegando lá, montei, com os americanos, uma equipe de demonstração e de luta com 16 atletas. Desse grupo, 11 membros fizeram uma tournée pela América do Sul. Depois disso, entre 2004 e 2010, fiquei afastado do Taekwondo por outros motivos profissionais.
CBTKD: E porque decidiu voltar?
Milton Iwama: Em 2010, o meu filho Luca Iwama, de 12 anos, começou a treinar Taekwondo na Academia Madureira e isso despertou de novo o interesse de voltar, de alguma forma, para o meio do esporte. Como estava sempre acompanhando meu filho nas competições e domino bem a arte do Taekwondo, pois já fui atleta e vice-campeão mundial em 1993, decidi fazer o Curso Nacional de Arbitragem. Como ex-atleta, não tive dificuldade nenhuma e tornei-me árbitro oficial.
CBTKD: O que está achando desta Seletiva Fechada, em Aracaju?
Milton Iwama: Como eu tenho o passaporte carimbado em vários países e conheço a realidade no exterior, posso afirmar que o que vejo hoje na modalidade e, em especial, nesta seletiva em que estou trabalhando como árbitro, que o padrão está em um nível internacional, melhor até do que em alguns países. Considero que o Nordeste está surpreendendo com uma estrutura de padrão internacional.
CBTKD: Como vê o trabalho que tem sido feito pela nova gestão da CBTKD, na promoção deste esporte?
Milton Iwama: Quando me afastei do Taekwondo, aqui no Brasil, o processo estava muito estagnado. Agora que retornei, encontrei uma Nova Gestão da Confederação, com um processo muito transparente. Fiquei muito satisfeito com este novo trabalho e por ver nossos atletas da Seleção participando em competições internacionais, como o Pan-Americano Juvenil, os Jogos Pan-Americanos, a Universiade, o Campeonato Mundial e a Copa do Mundo e com duas vagas conquistadas para as Olimpíadas de Londres. Além disso, estou vendo uma maneira muito profissional de a entidade administrar a modalidade.
CBTKD: Quer acrescentar alguma mensagem?
Milton Iwama: Quero agradecer à CBTKD, em especial ao presidente Carlos Fernandes, a convocação para arbitrar esta Seletiva e pela confiança depositada em mim. Quero também dizer aos atletas que ingressaram na Seleção, para aproveitarem esta oportunidade e encararem com muito profissionalismo esta nova missão, sobretudo, pelo grande desafio que teremos em 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário