quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Importância do Alongamento

Por Dra. Alessandra Farias
Fisioterapeuta
CREFITO: 69048-F
 
O ALONGAMENTO promove além de um relaxamento muscular, uma melhora da circulação sanguínea, diminui dores musculares, melhorando até mesmo a postura. Esses são alguns dos benefícios da prática do ALONGAMENTO que é composto por uma série de exercícios de movimentos estáticos ou também dinâmicos que trabalha a musculatura como um todo.

A parte postural se beneficia diretamente: a coluna, membros, região pélvica, torácica, lombar e cervical.
Essa prática leva o individuo a ter mais flexibilidade o que elimina a chance de fazer lesões.

O ALONGAMENTO também serve para dar uma relaxada no estresse muscular, que se passa com as atividades que nos propomos a fazer, até mesmo uma má postura e as atividades com movimentos errados que fazemos em nosso dia a dia.

Nosso corpo, após essas atividades diárias necessita de um relaxamento, o que vai equilibrar nossa musculatura.
É uma atividade que qualquer pessoa pode e deve fazer.

Um horário propício a esta prática e pela manhã, já que nosso corpo está saindo de um relaxamento prolongado devido ao tempo que se passou dormindo, e assim também preparamos o corpo para mais um dia de trabalho, com todos os movimentos certos e errados que realizamos durante nossa jornada diária. Mas nada impede que se alongue em qualquer hora do dia, pois quanto mais se alongar, mais vai melhorar sua flexibilidade e qualidade de movimento em qualquer modalidade que escolha para praticar.

O ideal seria que déssemos a esta modalidade a mesma importância e frequência que damos aos exercícios de força e os aeróbicos.
Indica-se que se pratique ALONGAMENTO de 2 a 3 vezes por semana o suficiente para que se consiga uma flexibilidade muscular desejada.

Dicas:
Pessoas muito musculosas podem ter mais dificuldade em se alongar, devido ao volume e encurtamento da musculatura. Atenção aos profissionais que tem suas atividades muito repetitivas e com uma postura errada. Alongue-se também durante sua jornada de trabalho, para aliviar o estresse nas estruturas.
 
CORE - Treinamento Funcional

CORE, esta é a palavra para definir o CENTRO DE FORÇA do nosso corpo.
Temos músculos de extrema importância e que desempenham funções importantes para manter o CENTRO DE FORÇA , que nos faz estáveis e flexíveis ao mesmo tempo.
 
O abdome, a pelve os músculos lombares o um bom funcionamento do diafragma e o assoalho pélvico formam nosso centro de força, chamado por Joseph Pilates, criador do método pilates de Powerhouse.
 
Isso mantém nossa postura mais forte e por consequência bem alinhada.
A força gerada por nosso corpo e de extrema importância para nossa postura. 

 Esse mecanismo genético exerce importante papel para que nossas estruturas como joelhos, tornozelos e quadril não sofram tanto estresse através de impactos inerentes ao que praticamos em nosso dia a dia.
 
Porém com essas estruturas bem fortes conseguimos realizar movimentos com mais força e precisão.
Faz uma conexão importante entre as extremidades do nosso corpo fazendo com que a força vá de uma extremidade a outra.
 
A CENTRALIZAÇÃO conseguida permite CONTROLE, FLUIDEZ e PRECISÃO nos movimentos e golpes desejados. Esta e a mais importante característica da nossa CASA DE FORÇA.
O CORE e uma pratica que nos permite possuir mais equilíbrio e controle sobre nosso próprio corpo. O CORE ainda tem como uma de suas funções, dentre varias outras, absorver o impacto exercido sobre a coluna protegendo-a e mantendo mesmo depois de treinos intensos uma postura correta.
 
Quando se esta com o CORE mal preparado e continuamos com nossas atividades o risco de lesão aumenta muito. Mas se preparamos nossa musculatura adequadamente com fortalecimentos específicos faremos esforços menores em atividades comuns em nosso dia a dia, e por consequência diminuímos os riscos de lesão.
 
O CORE vem sendo muito falado no meio de atletas e profissionais da área que buscam uma qualidade muscular para que consigam realizar suas atividades com excelência e para que seu corpo não sinta os estresses de treinos intensos muitas vezes inevitáveis na vida de um atleta.
Alguns benefícios da pratica do CORE:
 
- Estabilidade e por consequência uma melhor postura,
- Equilíbrio muscular,
- Força, resistência cardio-vascular e músculo-esqueletica, flexibilidade e propriocepção,
- Precisão nos movimentos,
- Prevenção de lesões,
- Consciência corporal.

Crochetagem nos tratamentos dos músculos, tendões e ligamentos.

A crochetagem é um recurso que foi desenvolvido na década de 40 por um fisioterapeuta sueco chamado Kurt Ekman.
 
É uma técnica que usa um instrumento em forma de gancho e feito de metal. E tem como principais etapas de manobras,palpação, digitação, raspagem, deslizamento, instrumental.

Auxiliando o fisioterapeuta a tratar os pacientes mesmo em casos agudos de fenômenos inflamatórios.

O profissional capacitado faz uso do conhecimento da anatomia palpatória e a aplicação dos crochets sobre a pele, e com essa dobradinha o fisioterapeuta obterá melhor resultado no tratamento escolhido.

Relaxar músculos, tratar pontos de tensão ou trigger, tendinites, nevralgias, pubalgias, etc. É capaz de tratar sem que haja dor mesmo em estruturas lesadas e um excelente coadjuvante nos tratamentos da fisioterapia.

O profissional deve ter cuidado, e alertar o paciente que se houver qualquer tipo de afecção dermatológica este procedimento não poderá ser executado. 

Também é contra indicado a indivíduos com fragilidade capilar sanguínea, varizes e pacientes que estiverem fazendo uso de antigoagulantes.
Indico o uso desta técnica aos atletas que façam uso desta técnica para relaxamento muscular após treinos intensos e competições.
 
Pilates na Preparação Física e Recuperação de Lesões em Atletas de Alto Rendimento.

O PILATES é uma prática muito bem recomendada para pessoas de qualquer idade e perfeito para atletas de diversas modalidades e com objetivos completamente diferentes.
É uma técnica que foi elaborada em 1920 na Europa por um alemão chamado JOSEPH PILATES totalmente fundamentada na anatomia humana.

Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos.
São usados aparelhos específicos desenvolvidos por seu criador, que ate hoje seguem o mesmo padrão. Ainda são usados: bolas, faixas elásticas, rolos.

Por proporcionar flexibilidade, alongamento, agilidade, força, equilíbrio, e uma verdadeira reeducação postural e do movimento corporal, melhora ainda a capacidade respiratória entre outros benefícios.

E no caso dos atletas que precisam de uma performance física com uma qualidade músculo-esquelética importante.

Na recuperação das lesões sua importância é notável por ser uma atividade que trabalha sem carga, usando o peso corporal do individuo que a pratica.

Esta atividade bem executada e orientada não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Facilitando a recuperação e performance sem que o atleta deixe de realizar exercícios, alongamentos, que vão ajuda-lo no seu restabelecimento.

A flexibilidade e o equilíbrio aliados à respiração promovidos pela pratica do PILATES, traz para os atletas uma qualidade física impar, além da prevenção de lesões graves nos atletas de alto nível de competitividade.

Após cada aula o praticante tem uma sensação de relaxamento, alongamento, força, postura e flexibilidade. Estes benefícios são percebidos nas primeiras aulas logo que se começa a praticar esta atividade.

Não perca tempo proporcione isso ao seu corpo o quanto antes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário